fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Você sabe qual a melhor forma de armazenar a erva mate? A resposta para essa indagação ajuda a manter a qualidade, o sabor e a sua saúde dela!

A erva mate é um produto vegetal seco, mas, se não for corretamente armazenada, pode absorver a umidade do ar gerando fungos e mofo, o que é um grande problema se consumido.

Portanto, é indispensável que todo amante do chimarrão saiba como proteger sua erva, evitando problemas e podendo se deliciar com o sabor único desta bebida.

Neste post apresentamos qual a melhor forma de armazenar a erva mate e aproveitar com qualidade os bons momentos em sua degustação. Continue lendo e conheça mais a respeito!

Conhecendo a erva mate

Talvez você não saiba, mas a erva mate é uma árvore da família das aquifoliáceas, abundante na região subtropical da América do Sul.

É encontrada e consumida como chimarrão, chá-mate ou tereré nos seguintes países:

  • Brasil,
  • Argentina,
  • Bolívia,
  • Chile,
  • Paraguai,
  • Uruguai.

No Brasil é comum encontrá-la na região sul do país e a árvore é reconhecida como o símbolo do Rio Grande do Sul, além de suas folhas marcarem presença na bandeira do estado do Paraná.

Diante dessa informação, fica claro a importância desse vegetal que faz parte da cultura e tradição do povo sulista.

Forma de armazenar a erva mate

Armazenar a erva mate da maneira correta possibilitará que suas características e o seu sabor não sejam perdidos ou alterados, o que é fundamental para todo apreciador dessa deliciosa bebida.

Portanto, jamais deixe o pacote da erva mate aberto em contato com o ar ou em locais iluminados e muito menos onde possam receber umidade.

O produto pode ficar armazenado em seu próprio pacote, desde que muito bem fechado e colocado em local seco e sem luz.

Também não há problema em transferir o conteúdo para outro recipiente, desde que esse seja hermeticamente fechado e guardado tomando os mesmos cuidados com relação à iluminação e umidade.

Onde guardar a erva mate?

A erva mate pode ser guardada no freezer, pois o produto gosta do frio ou ainda na caixa da geladeira, sempre muito bem fechado.

Não se preocupe, pois, a erva não congela, portanto, não estraga. 

Se você tiver mais do que um pacote, o ideal, é colocá-los envoltos a um plástico no momento de guardar nesses ambientes refrigerados.

No entanto, se o pacote ainda não foi aberto, não existe problema em guardá-lo em um armário apenas tome cuidado com as temperaturas quentes do verão, que podem afetar as características e o sabor do produto.

Importante: após a abertura do pacote, esse deve ser guardado na geladeira ou no freezer, especialmente nos tempos de calor.

Como armazenar a erva mate em viagens e passeios?

Quando você for viajar, certamente seu chimarrão irá acompanhá-lo para os momentos de relaxamento e tranquilidade.

Nesse caso, para armazenar a erva mate você pode providenciar uma mateira, facilitando inclusive o transporte e a guarda dos demais itens para o seu preparo.

Se por acaso você viajar com uma mochila ou mala, o ideal é armazenar em potes herméticos ou sacos plásticos do tipo zip lock, garantindo que não irão abrir e vazar.

Finalmente, a opção final é utilizar a própria embalagem, desde que bem selada e vedada, para que não abra e seja contaminada por outros itens e sabores.

Agora que você já sabe a melhor forma de armazenar a erva mate, acesse nosso Instagram e conheça mais dicas e os produtos da Santiago.

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry