fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Ao preparar um bom mate, temos que garantir uma boa erva e a temperatura adequada da água. No entanto, cuidados com o preparo também são essenciais, evitando que o mate entupa.

Você sabia que ele entope porque um conglomerado de partículas obstrui os poros do coador da bomba? Pois é. Se tu já sofreu ou está sofrendo com isso, trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.

1. Construa bem a parede do Chimarrão

Construa bem a “parede” do mate antes de adicionar a água. Ao cevar um chimarrão com uma erva bem fina, por exemplo, o bom é “compactar a parede”, utilizando a própria bomba.

Não existe apenas uma maneira de fazer isso, há aqueles que colocam apenas uma colher de erva-mate, adicionam a água e depois enchem a cuia de erva.

Também há aqueles que adicionam cerca de 2/3 da erva-mate, inclinam a cuia para preencher de água e adicionam o resto da erva.

2. Escolha a bomba apropriada para o tipo de mate que está fazendo

Os diferentes tipos de bomba influenciam a “fluidez” do mate. Bombas com maior número de poros ou que possuem poros maiores tendem a entupir menos.
Para àqueles menos experientes, essa é uma regra geral.

3. Utilize o filtro de bomba 

O filtro de bomba ou “camisinha” é utilizado geralmente com ervas de granulometria fina. Ele impede que o excesso de partículas obstrua os poros da bomba.

4. Escolha o tipo de erva-mate mais adequado

Existem diferentes tipos de erva-mate. Mesmo no caso do chimarrão, você pode escolher entre ervas de granulometria mais grossas ou finas, de sabor adocicado ou amargo.

Ervas de maior granulometria tendem a entupir menos. Caso prefira misturar diferentes ervas-mate, opte por deixar a erva mais grossa mais ao fundo da cuia, próximo ao filtro da bomba.

De preferência, escolha a Erva Santiago! 🙂

5. Quando estiver com o mate pronto, não mexa na bomba!

Essa é uma dica tão importante que está, inclusive, nos 10 mandamentos do mate!

Os movimentos com a bomba podem fazer com que o mate desmorone, ou que partículas da erva se misturem ao líquido, o que favorece o entupimento.

Gostou das dicas? Agora faz o teu mate e aproveita!

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry