A cultura, tradições e costumes fazem parte ativa da vida das pessoas que são do Sul.
O Rio Grande do Sul se destaca em função do seu povo enaltecer essas práticas, não deixando desaparecer comportamentos e expressões que vem de muito tempo.
O gaúcho se orgulha dos seus costumes e mesmo que muitas vezes resida a milhares de quilômetros da sua terra natal, mantém vivo o jeito sulista de ser.
São milhares de pessoas espalhadas pelo mundo que preservam e mantém as tradições gauchescas que surpreendem a alguns e não são entendidas por muita gente.
Nesse post apresentamos cinco delas que merecem ser conhecidas ou relembradas, caso você seja um vivente do Sul. Continue lendo e curta com a gente!
Tradições e costumes do Sul
Algumas atitudes do povo do Sul podem parecer estranhas a primeira vista, mas quando você analisa o sentido das tradições e dos costumes as chances de adotá-las em sua vida são bastante grandes.
Vamos relembrar cinco delas:
Roda de chimarrão
A roda de chimarrão é reconhecida imediatamente em qualquer lugar onde esteja ocorrendo.
Trata-se de um ritual que obedece uma série de regras, onde o companheirismo e a amizade são celebrados por aqueles que participam desse momento.
O chimarrão é uma bebida amarga servida em uma cuia, possuindo uma bomba por onde o líquido é sorvido.
A água do chimarrão deve estar a uma temperatura de 80 graus e cada membro da roda toma todo o líquido que lhe é oferecido, depois se reabastece a cuia com água e passa para o próximo membro da roda.
Frequentar o CTG
A sigla CTG é usada para designar o Centro de Tradições Gaúchas, um espaço como um clube, onde muitas atividades são realizadas para celebrar os costumes do seu povo.
Por lá você encontrará:
- churrasco,
- pratos típicos,
- shows e músicas tradicionalistas,
- danças típicas,
- chimarrão,
- esportes que envolvem atividades campeiras.
Uma pesquisa realizada em 2015 apontou existirem 1.103 entidades tradicionalistas não localizadas no Rio Grande do Sul, espalhadas por 23 estados brasileiros, o que possibilita que os gaúchos possam manter sua cultura, mesmo distantes da sua terra natal.
O povo do Sul adora levar a família e passar o dia no CTG quando esse promove suas festas, onde a amizade e um dia agradável de lazer é proporcionado aos que lá comparecem.
Sol e bergamota
Nos dias de inverno, nada melhor do que ir “lagartear” em um local aberto onde o sol possa esquentar a temperatura do corpo.
Fica perfeito quando nesse momento, uma doce bergamota é saboreada, transformando o momento em um êxtase de satisfação.
Bergamota é a mesma coisa que tangerina, mexerica ou ponkan, ou seja, aquela fruta doce, saborosa e em gomos que é muito apreciada pelo povo do Sul.
Tradições gaúchas na culinária
As delícias gaúchas da culinária são inesquecíveis para quem a experimenta.
Três pratos são conhecidos em todo o país e marcam presença especialmente nos finais de semana nas mesas do povo do Sul do Brasil.
São eles:
- churrasco – o mais conhecido prato do Sul, conhecido internacionalmente,
- arroz de carreteiro – carne de charque picada com arroz,
- sagu com creme – deliciosa sobremesa servida nos melhores momentos.
Expressões e ditados gaudérios
Por fim, as expressões dos gaudérios são únicas e quem não as conhece tem dificuldades em desenvolver uma conversa com o povo do Sul.
Vamos a algumas:
- bah – expressão que expressa um sentimento (alegria, espanto, medo),
- tchê – expressão utilizada para chamar a atenção de alguém,
- que tal – usado para perguntar se tudo está bem,
- lamber a cria – mimar o filho,
- desabar o tempo – chuva forte,
- a cabresto – controlar, submeter,
- loco de especial – diferente, muito interessante,
- te larguei para as cobras – desistir de alguém,
- chamar na chincha – chamar a atenção.
Agora que você já conhece cinco tradições e costumes do Sul, que tal acessar o site da Erva Mate Santiago e escolher excelentes produtos para fazer e oferecer aos seus amigos o melhor chimarrão?