fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As tradições do Rio Grande do Sul chamam a atenção de todos os brasileiros, visto que diferem das demais regiões do país, assim como acontece em todos os estados.

Essa particularidade se dá em função de algumas características próprias:

  • clima frio nos meses do inverno,
  • forte influência do povo uruguaio e, consequentemente, espanhóis,
  • colonização europeia que influencia os hábitos e costumes,
  • gosto pelo campo e pelo nativismo, em função das tradições indígenas.

Segundo um estudo genético realizado por pesquisadores da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o povo gaúcho é composto por uma miscigenação de índios, negros e europeus.

No entanto, a análise do cromossomo Y, que indica a ancestralidade paterna, mostrou que 90% dos homens descendem de europeus. As mulheres, por sua vez, apresentaram 33% de descendência indígena.

Essa é uma das comprovações que mostram a força das nossas tradições.

Nesse post apresentamos as curiosidades e tradições do Rio Grande do Sul, continue lendo e saiba mais sobre os costumes e a cultura gaúcha!

Conhecendo as tradições do Rio Grande do Sul

Dentre as características próprias da cultura e tradições do Rio Grande do Sul, algumas chamam particular atenção, tais como:

Comidas típicas

As comidas típicas gaúchas são apreciadas pelo povo do sul e turistas que visitam aquele estado.

São tantas delícias que é impossível não se encantar com a gastronomia das tradições do Rio Grande do Sul. 

Vale provar:

  • churrasco,
  • arroz carreteiro,
  • paçoca de pinhão,
  • galeto,
  • cucas,
  • geleias e compotas de frutas.

O gaúcho é “exagerado” nas quantidades, onde faz o possível para agradar e recepcionar bem os amigos, parentes e turistas que os visitam.

Por isso, é normal que após um delicioso churrasco, oferecerem a você dois ou três tipos de deliciosas sobremesas como complemento da refeição.

Dança

As danças gaúchas são repletas de passos ordenados, onde o sapateado é uma das características.

São diversos tipos de danças, envolvendo belíssimas roupas típicas e valorizando os casais que bailam ao som da gaita, violão e instrumentos de percussão, como:

Além disso, nas casas tradicionalistas você irá encontrar danças masculinas com facões, onde uma luta é simulada ao som da mais tradicional música gaúcha, relembrando o passado e as batalhas enfrentadas por esse povo corajoso.

Chimarrão

Não há quem não saiba que o gaúcho adora chimarrão!

Muitas pessoas não compreendem direito o que é essa bebida, mas sabem que chegando a uma praia do Rio Grande do Sul mesmo que a temperatura esteja acima dos 30 graus, irá encontrar muita gente debaixo do guarda-sol saboreando o tradicional líquido.

O chimarrão é uma bebida típica gaúcha que faz parte das tradições do Rio Grande do Sul.

Sua fama atravessou fronteiras e hoje ela é consumida em boa parte do território brasileiro, especialmente na região sul e centro-oeste e muito admirada pelo povo de Rondônia e do Acre (norte do Brasil).

A verdade é que onde vive um gaúcho, a cuia de chimarrão estará presente, portanto, você encontra em todos os cantos do país a tradição da erva-mate quente e amarga.

Para manter as tradições do Rio Grande do Sul, o gaúcho sabe onde encontrar os melhores ambientes para dançar, deliciosas comidas para saborear e onde escolher a erva-mate especial para preparar a sua bebida predileta.

A Erva Mate Santiago se orgulha e tem a satisfação de participar e de viver diariamente a cultura gaúcha, oferecendo aos apreciadores do chimarrão as melhores opções do mercado, contribuindo para fortalecer nossa cultura e apostando na amizade e companheirismo que uma roda de chima proporciona.
Acesse nosso site e faça seu pedido, levamos o melhor chimarrão para sua casa, independentemente de onde você está.

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry