As tradições do Rio Grande do Sul chamam a atenção de todos os brasileiros, visto que diferem das demais regiões do país, assim como acontece em todos os estados.
Essa particularidade se dá em função de algumas características próprias:
- clima frio nos meses do inverno,
- forte influência do povo uruguaio e, consequentemente, espanhóis,
- colonização europeia que influencia os hábitos e costumes,
- gosto pelo campo e pelo nativismo, em função das tradições indígenas.
Segundo um estudo genético realizado por pesquisadores da UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o povo gaúcho é composto por uma miscigenação de índios, negros e europeus.
No entanto, a análise do cromossomo Y, que indica a ancestralidade paterna, mostrou que 90% dos homens descendem de europeus. As mulheres, por sua vez, apresentaram 33% de descendência indígena.
Essa é uma das comprovações que mostram a força das nossas tradições.
Nesse post apresentamos as curiosidades e tradições do Rio Grande do Sul, continue lendo e saiba mais sobre os costumes e a cultura gaúcha!
Conhecendo as tradições do Rio Grande do Sul
Dentre as características próprias da cultura e tradições do Rio Grande do Sul, algumas chamam particular atenção, tais como:
Comidas típicas
As comidas típicas gaúchas são apreciadas pelo povo do sul e turistas que visitam aquele estado.
São tantas delícias que é impossível não se encantar com a gastronomia das tradições do Rio Grande do Sul.
Vale provar:
- churrasco,
- arroz carreteiro,
- paçoca de pinhão,
- galeto,
- cucas,
- geleias e compotas de frutas.
O gaúcho é “exagerado” nas quantidades, onde faz o possível para agradar e recepcionar bem os amigos, parentes e turistas que os visitam.
Por isso, é normal que após um delicioso churrasco, oferecerem a você dois ou três tipos de deliciosas sobremesas como complemento da refeição.
Dança
As danças gaúchas são repletas de passos ordenados, onde o sapateado é uma das características.
São diversos tipos de danças, envolvendo belíssimas roupas típicas e valorizando os casais que bailam ao som da gaita, violão e instrumentos de percussão, como:
- chimarrita,
- rilo,
- chote,
- rancheira,
- fandango.
Além disso, nas casas tradicionalistas você irá encontrar danças masculinas com facões, onde uma luta é simulada ao som da mais tradicional música gaúcha, relembrando o passado e as batalhas enfrentadas por esse povo corajoso.
Chimarrão
Não há quem não saiba que o gaúcho adora chimarrão!
Muitas pessoas não compreendem direito o que é essa bebida, mas sabem que chegando a uma praia do Rio Grande do Sul mesmo que a temperatura esteja acima dos 30 graus, irá encontrar muita gente debaixo do guarda-sol saboreando o tradicional líquido.
O chimarrão é uma bebida típica gaúcha que faz parte das tradições do Rio Grande do Sul.
Sua fama atravessou fronteiras e hoje ela é consumida em boa parte do território brasileiro, especialmente na região sul e centro-oeste e muito admirada pelo povo de Rondônia e do Acre (norte do Brasil).
A verdade é que onde vive um gaúcho, a cuia de chimarrão estará presente, portanto, você encontra em todos os cantos do país a tradição da erva-mate quente e amarga.
Para manter as tradições do Rio Grande do Sul, o gaúcho sabe onde encontrar os melhores ambientes para dançar, deliciosas comidas para saborear e onde escolher a erva-mate especial para preparar a sua bebida predileta.
A Erva Mate Santiago se orgulha e tem a satisfação de participar e de viver diariamente a cultura gaúcha, oferecendo aos apreciadores do chimarrão as melhores opções do mercado, contribuindo para fortalecer nossa cultura e apostando na amizade e companheirismo que uma roda de chima proporciona.
Acesse nosso site e faça seu pedido, levamos o melhor chimarrão para sua casa, independentemente de onde você está.