fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Tomar chimarrão faz parte da tradição de milhões de pessoas em todo o Brasil, em especial do sul do país, e região meridional da América do Sul.

Esse costume, herdado dos povos indígenas, caiu nas graças dos europeus e de todos os povos que vieram habitar essa região.

O chimarrão também é conhecido por mate e, no Brasil, muito além do Rio Grande do Sul, a bebida é apreciada e consumida em diversos estados da federação, especialmente em:

  • Santa Catarina,
  • Paraná,
  • Mato Grosso do Sul,
  • Mato Grosso,
  • Rondônia.

Oferecer o chimarrão é considerado um ato amistoso e faz parte da cultura gaúcha, onde desde muito tempo esse costume é preservado e repassado pelas diversas gerações.

Tomar chimarrão é uma delícia, porém, alguns cuidados precisam ser tomados, preservando a tradição e evitando que algumas gafes não sejam cometidas. 

Nesse post vamos apresentar o que você não deve fazer quando estiver saboreando o seu mate, continue lendo e confira.

A tradição e os benefícios do chimarrão

As fotos e vídeos que divulgam o Rio Grande do Sul e a tradição gaúcha, normalmente apresentam uma reunião de pessoas vestidas a caráter, onde a garrafa térmica e a cuia do chimarrão estão sendo compartilhadas.

No entanto, é muito comum nas praias do sul do Brasil o consumo do mate em pleno verão, quando banhistas não se importam com as altas temperaturas e mantém a tradição da roda de chimarrão ao lado do mar.

Há ainda aqueles que aproveitam para se refrescar, com um delicioso tererê, que é acompanhado de água gelada ou suco de laranja.

A verdade é que o mate, além de fazer parte da cultura e tradições sulistas, possui muitos benefícios e colabora com a saúde dos seus consumidores.

Segundo a Revista Novo Rural, existem diversos motivos para cevar e tomar o mate, dentre os quais são destaques:

  • o líquido é diurético,
  • estimula as atividades físicas e mentais,
  • possui vitaminas A, B1, B2, C e E,
  • é rica em sais minerais,
  • a erva-mate é digestiva,
  • auxilia em dietas de emagrecimento.

Cuidados a serem observados ao tomar chimarrão

Exceção feita a temperatura do mate, que pode queimar a sua boca se não for servida com os devidos cuidados, o chimarrão não possui contraindicações, apesar dos mitos e inverdades que são atribuídos a ele.

No entanto, existem algumas práticas culturais que não devem ser realizadas quando de uma boa rodada de mate com os amigos e que às vezes acontecem pela falta de atenção ou inexperiência da pessoa. 

Vamos conhecê-las:

Deixar o chimarrão pela metade

Os bons costumes exigem que quando lhe for servido o chimarrão, todo o líquido deve ser bebido, portanto, esqueça a possibilidade de dar um gole e passar para a pessoa ao seu lado.

Inclusive, não há nenhum problema em sorver o líquido a ponto de se ouvir o “ronco”, demonstrando que a cuia esvaziou.

Isso é até bonito, tchê!

Mexer na bomba

Às vezes ocorre o entupimento da bomba, impedindo a passagem do mate. 

Nesses casos, o bom costume solicita que você comente a situação com a pessoa responsável pelo preparo do chimarrão.

Devolva ao responsável a cuia e aguarde a correção do problema. Jamais mexa na bomba!

Não atravesse a roda na hora de tomar chimarrão

A roda de chimarrão deve ser respeitada e a ordem no servir é sagrada, portanto, jamais se antecipe, solicitando ser servido antes que chegue a sua vez ou pule a vez de alguém na hora de passar a cuia.

Essa situação é vista como antipática e quebra o ciclo e o clima da boa conversa e da ocasião que cada um tem para saborear o delicioso mate.

Fazer parte de uma roda de amigos, ainda mais se tiver um bom chima, é sempre muito agradável, mas é preciso desses pequenos cuidados que envolvem detalhes que podem parecer insignificantes, mas são fundamentais para aqueles que gostam de tomar chimarrão.

Após tanto assunto a respeito, não se esqueça de tomar o seu mate com a melhor erva, a Erva Mate Santiago!

Acesse nosso site, peça sua preferida e deixe que levamos até a sua casa!

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry

Aviso!

Estaremos em férias coletivas
entre os dias 11 e 22 de Fevereiro.

Informamos que dentro deste período as entregas estarão com um prazo estendido.