fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O Dia do Chimarrão é comemorado em 24 de abril. 

Essa data foi escolhida, pois, em 1948, surgiu o primeiro Centro de Tradição Gaúcha do Mundo, o CTG 35.

Essa foi uma maneira de homenagear a nossa cultura e mostrar a importância dessa erva para todos os gaúchos, uma vez que ela acompanha todos os momentos, desde a infância até a terceira idade.

O chimarrão é uma das bebidas preferidas do nosso povo, que tanto agrada pelo seu sabor amargo, como também é um motivador para os encontros entre amigos, além das conversas, da boa música e da deliciosa gastronomia.

Nesse post vamos comemorar o Dia do Chimarrão junto com você e apresentar essa tradição que faz parte da vida de milhares de pessoas. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

A Lei que criou o Dia do Chimarrão

A Lei Estadual nº 11.929, aprovada pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul em  20 de junho de 2003, instituiu o chimarrão como bebida símbolo do estado e o churrasco como o seu prato típico.

O Dia do Chimarrão passou a ser, então, uma data comemorativa incorporada ao calendário oficial de eventos do estado riograndense.

Mas essa comemoração vai muito além do Rio Grande do Sul e abrange todos os locais onde há um gaúcho, seja de nascença ou de coração.

O consumo do chimarrão na tradição gaúcha

Os indígenas que habitavam as terras do sul do Brasil, Argentina e Uruguai, já costumavam usar a erva-mate como chá muito antes da chegada dos desbravadores espanhóis e portugueses.

Dessa forma, o chimarrão tem origem com os índios Guarani. 

Mais especificamente, cerca de 3 mil indígenas que viviam em Guaíra e que eram conhecidos pela sua força, vitalidade e alegria, tudo por causa do uso diário do chá que utilizava as folhas da erva-mate.

Assim, essa bebida começou a se popularizar e, atualmente, os gaúchos chegam a consumir entre 6 e 7 quilos per capita por ano, tanto pelo seu gosto que é incomparável quanto pelos seus benefícios.

Quais são os benefícios do chimarrão?

Para comemorar o Dia do Chimarrão, nada melhor do que lembrar todos os benefícios que essa erva traz para o corpo.

Entre as principais podemos destacar:

  • é rico em vitaminas,
  • diminui a fome,
  • aumenta a vitalidade,
  • fortalece o coração,
  • auxilia a função renal,
  • incentiva a digestão.

Além disso, ainda promove momentos incríveis com os familiares e amigos.

Comemore o Dia do Chimarrão conosco

Para comemorar o Dia do Chimarrão, nada melhor do que tomar essa erva acompanhada da cultura gaúcha tradicional, com músicas que remontam à infância e trazem aquela saudade dos velhos tempos.

Pensando em você e em todo o seu amor pelo Rio Grande do Sul, criamos a nossa playlisTCHÊ Bagual.

Ela tem mais de 6 horas e conta com as melhores músicas gaúchas que todos amam, como Os Serranos, César Oliveira & Rogério Melo e, claro, muito Tchê Garotos.

Ficou animado? Vai lá pegar a Erva-Mate Santiago e esquentar a água para fazer o mate em homenagem ao Dia do Chimarrão.

Não esqueça de já dar play na nossa playlist no Spotify para entrar no clima gauchês. Escute agora:

E não deixe de compartilhar esse post com todos os seus amigos e familiares que, assim como você, não conseguem negar um bom chimarrão, seja de manhã, depois do almoço ou, até mesmo, antes de dormir.

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry