fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Conhecida cientificamente pelo nome de Ilex paraguariensis e por ser considerada uma planta medicinal, existem vários produtos feitos com erva-mate. 

Ela é usada tradicionalmente para o preparo do bom e inigualável chimarrão. 

Mas as praias cariocas não são as mesmas sem a presença dos tradicionais mateiros que levam sabor e frescor para os frequentadores com o delicioso chá-mate com limão.

Ela também é usada para fazer o conhecido tererê, uma bebida típica dos habitantes da América do Sul, feita com a erva em água fria.

No entanto, o que pouca gente sabe é que devido aos seus benefícios, a planta é usada na indústria da beleza e também para elaborar produtos naturais para a alimentação. 

Quer conferir quais são? Continue a leitura e confira.

Produtos feitos com erva-mate para a beleza 

São várias as possibilidades de uso com a erva-mate, e hoje os seus benefícios já podem ser aproveitados de várias formas, no dia a dia.

Porém, as suas propriedades medicinais são aproveitas também pela indústria da beleza e elas auxiliam a pele e os cabelos. 

São elas:  

  • bactericida,
  • cicatrizante,
  • hidratante,
  • adstringente,
  • antioxidante.

Por exemplo, o extrato da erva-mate é rico em antioxidante, o que auxilia de forma efetiva no combate ao envelhecimento da pele, por isso, é usado em vários produtos.

A conhecida marca Natura, há algum tempo, lançou uma linha exclusiva para o público masculino com o mate verde na sua composição.

A linha é composta por colônia, desodorante para os pés, sabonete vegetal em barra e shampoo, todos os produtos feitos com erva-mate, a partir do seu extrato. 

Além disso, a indústria de cosméticos também se utiliza da essência e das folhas da planta para lançar os mais diversos produtos.

Entre eles, o mercado disponibiliza:

  • máscaras faciais, 
  • gel facial,
  • cremes hidratantes,
  • hidratantes para pés e mãos,
  • loções corporais,
  • xampus, 
  • condicionadores,
  • sabonetes, 
  • esfoliantes,
  • cremes para mãos e pés. 

Produtos feitos com erva-mate para quem adotou um estilo de vida saudável

Além de ser usada e apreciada no preparo do chimarrão, a planta também está presente em algumas bebidas que se tornaram tendência dos adeptos da alimentação natural e saudável.

Entre eles estão:

Kombucha

O kombucha é um chá fermentado que possui características probióticas, que segue a mesma linha do kefir, que faz bem para a saúde e é produzido de forma natural.

Enquanto no kefir a fermentação ocorre no leite, no kombucha o processo é realizado a partir do chá-verde, preto ou da erva-mate.

A erva-mate grossa é mais indicada para essa bebida porque facilita na hora de coar, deixando menos resíduos.

Bebida Energética Waker

O Waker também é um dos produtos feitos com erva-mate que estão na lista dos prediletos entre as pessoas que optam por uma alimentação mais saudável. 

Ela é uma bebida energizante e comercializada em garrafinhas, mas com o diferencial de não conter na sua composição ingredientes artificiais.

Praticamente sua fórmula é composta por erva-mate, cujo sabor é predominante, guaraná e uma pequena quantidade de açúcar. 

Naturalmente, essa composição garante uma boa quantidade de cafeína e pode ser usada para dar uma energizada e garantir melhor desempenho na rotina diária.  

Como se pode observar, existem várias formas de usufruir os benefícios da planta através dos diversos produtos feitos a partir dela. 

Você já conhecia essas possibilidades de uso da erva-mate?

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry

Aviso!

Estaremos em férias coletivas
entre os dias 11 e 22 de Fevereiro.

Informamos que dentro deste período as entregas estarão com um prazo estendido.