Conhecida cientificamente pelo nome de Ilex paraguariensis e por ser considerada uma planta medicinal, existem vários produtos feitos com erva-mate.
Ela é usada tradicionalmente para o preparo do bom e inigualável chimarrão.
Mas as praias cariocas não são as mesmas sem a presença dos tradicionais mateiros que levam sabor e frescor para os frequentadores com o delicioso chá-mate com limão.
Ela também é usada para fazer o conhecido tererê, uma bebida típica dos habitantes da América do Sul, feita com a erva em água fria.
No entanto, o que pouca gente sabe é que devido aos seus benefícios, a planta é usada na indústria da beleza e também para elaborar produtos naturais para a alimentação.
Quer conferir quais são? Continue a leitura e confira.
Produtos feitos com erva-mate para a beleza
São várias as possibilidades de uso com a erva-mate, e hoje os seus benefícios já podem ser aproveitados de várias formas, no dia a dia.
Porém, as suas propriedades medicinais são aproveitas também pela indústria da beleza e elas auxiliam a pele e os cabelos.
São elas:
- bactericida,
- cicatrizante,
- hidratante,
- adstringente,
- antioxidante.
Por exemplo, o extrato da erva-mate é rico em antioxidante, o que auxilia de forma efetiva no combate ao envelhecimento da pele, por isso, é usado em vários produtos.
A conhecida marca Natura, há algum tempo, lançou uma linha exclusiva para o público masculino com o mate verde na sua composição.
A linha é composta por colônia, desodorante para os pés, sabonete vegetal em barra e shampoo, todos os produtos feitos com erva-mate, a partir do seu extrato.
Além disso, a indústria de cosméticos também se utiliza da essência e das folhas da planta para lançar os mais diversos produtos.
Entre eles, o mercado disponibiliza:
- máscaras faciais,
- gel facial,
- cremes hidratantes,
- hidratantes para pés e mãos,
- loções corporais,
- xampus,
- condicionadores,
- sabonetes,
- esfoliantes,
- cremes para mãos e pés.
Produtos feitos com erva-mate para quem adotou um estilo de vida saudável
Além de ser usada e apreciada no preparo do chimarrão, a planta também está presente em algumas bebidas que se tornaram tendência dos adeptos da alimentação natural e saudável.
Entre eles estão:
Kombucha
O kombucha é um chá fermentado que possui características probióticas, que segue a mesma linha do kefir, que faz bem para a saúde e é produzido de forma natural.
Enquanto no kefir a fermentação ocorre no leite, no kombucha o processo é realizado a partir do chá-verde, preto ou da erva-mate.
A erva-mate grossa é mais indicada para essa bebida porque facilita na hora de coar, deixando menos resíduos.
Bebida Energética Waker
O Waker também é um dos produtos feitos com erva-mate que estão na lista dos prediletos entre as pessoas que optam por uma alimentação mais saudável.
Ela é uma bebida energizante e comercializada em garrafinhas, mas com o diferencial de não conter na sua composição ingredientes artificiais.
Praticamente sua fórmula é composta por erva-mate, cujo sabor é predominante, guaraná e uma pequena quantidade de açúcar.
Naturalmente, essa composição garante uma boa quantidade de cafeína e pode ser usada para dar uma energizada e garantir melhor desempenho na rotina diária.
Como se pode observar, existem várias formas de usufruir os benefícios da planta através dos diversos produtos feitos a partir dela.
Você já conhecia essas possibilidades de uso da erva-mate?