fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O consumo de erva-mate no Rio Grande do Sul é em grande parte impulsionado e associado diretamente ao tradicionalismo. Mas se você está achando que o mercado se resume apenas a tradição, engana-se. Confira a seguir as principais características e novidades sobre o mercado da erva-mate.

Erva mate Santiago é Agroecológica

Historicamente, a erva-mate tem sido fundamental para a economia de muitos municípios do Sul do Brasil. Atualmente, é o principal produto de extração vegetal e da silvicultura (não maderável) do Brasil, a frente do Açaí e da Castanha do Pará Nosso cultivo é totalmente agroecológico dando origem à classificação 100% Nativa de todas as variações. Este diferencial, que vai além do sabor, confere toda uma preocupação com a natureza, já que as erveiras nativas precisam da preservação das florestas para se manterem saudáveis e produtivas. Devido o equilíbrio ecológico nos ervais nativos, temos a ausência total do uso de agrotóxicos, não há emissão de carbono e o sombreamento natural diminui os efeitos da radiação. O Brasil produz hoje cerca de 900 mil toneladas de erva-mate, segundo o IBGE. O Paraná é maior produtor em volume e o Rio Grande do Sul em áreas de plantio. Santa Catarina e o sul do Mato Grosso do Sul também produzem. A erva é cultivada ainda no Paraguai e na Argentina.

Mercado está sedento por erva-mate 

A erva-mate faz parte da economia do Brasil desde 1.600, quando os jesuítas decidiram levar a planta que já era consumida pelos índios para fora do país. 
O consumo do mate aumentou bastante no país com a mudança do padrão de fabricação, que até então era parecido com o sistema argentino. Entretanto, as plantas originárias do país vizinho acabaram dominando boa parte dos ervais brasileiros e hoje a erva industrializada no Brasil tem o sabor amargo característico da erva argentina. Já o sabor do mate genuinamente brasileiro é mais suave ao paladar.
Os países estão fazendo muita pesquisa explorando os benefícios da erva-mate. A Embrapa fez pesquisas com carne de gado, colocando erva-mate na ração do animal, e realmente o resultado foi mais tempo de prateleira e a carne veio mais macia. 

Com um potencial enorme a ser explorado, o mercado se popularizando cada vez mais e constantes descobertas dos inúmeros benefícios da erva-mate, o que antes era considerado uma tradição gaúcha, acaba entrando no cotidiano dos brasileiros e se espalhando pelo mundo.

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry