Com valores na casa de 1,2 bilhão de dólares ao ano, o mercado da nossa querida Ilex paraguariensis vem consolidando uma extensa cadeia produtiva capaz dos mais diversos produtos e possibilidades de aplicações com a planta.
Além do grande potencial de consumo já reconhecido da bebida a erva-mate, soma-se aos benefícios à economia agrícola, a preservação ambiental relacionada ao cultivo da planta. Saiba mais abaixo.
Os possíveis aproveitamentos da erva-mate só aumentam à medida que os estudos avançam e ampliam o valor agregado da planta. Do já tradicional chimarrão surgem inúmeras possibilidades para a planta, muito em virtude de seus compostos especiais utilizados nos mais amplos campos da indústria:
- CAFEÍNA: bebidas e alimentos energéticos ou descafeinados
- TEOBROMINA: relaxantes musculares, diuréticos e vasodilatadores
- COMPOSTOS FENÓLICOS: alimentos funcionais e na conservação de alimentos
- SAPONINA: produtos de limpeza e em rações animais
Outro campo recentemente explorado está na culinária. Os produtos de apelo mais saudável a partir da presença dos compostos bioativos com propriedades terapêuticas presentes na erva-mate tem demanda crescente de consumo. Bolos, sorvetes e até cerveja já fazem parte das receitas de alimentos e bebidas que podemos encontrar disponíveis no mercado.
Proporcionando uma erva-mate em tom verde-vivo, de sabor equilibrado e extremamente agradável, a folha de erva-mate nativa é resultado de um processo harmônico que só a natureza consegue produzir.