fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A simbologia gaúcha é sempre permeada de boas histórias e curiosidades. O gaúcho é um povo que tem sua tradição como sobrenome, um apreço enorme por manter viva a experiência de seus antepassados e faz questão de passar adiante o que aprendeu.Buscamos reunir 5 curiosidades sobre os símbolos gaúchos. Para saber mais sobre eles, continue lendo!

Semana Farroupilha
A mais tradicional comemoração às tradições e costumes gaúchos. Como bons festeiros, peões e prendas celebram por quase todo o mês de setembro uma das maiores reuniões de tradicionalistas e simpatizantes da cultura gaúcha. Já não é incomum ver um gaúcho pilchado no dia a dia, mas incrivelmente de 14 a 20 de setembro esse orgulho toma conta de todo o estado e as pessoas fazem questão de exercitar o tradicionalismo.
Monumento ao laçador
Inaugurada em 20 de setembro de 1958, tendo sido tombada e considerada patrimônio de Porto Alegre. Ao final de 1991, dentro do projeto “Porto Amado”, o sentido de que o portoalegrense encontrasse um símbolo que mais caracterizasse sua Capital, ou o mais amado pelo seu povo, o Banco Itaú e a RBS, desenvolveram uma “campanha”, através do voto direto popular. O Laçador desbancou outros 15 locais da cidade, dentre eles o Pôr-do-sol no Guaíba, Parque da Redenção, Parcão e por aí vai. Graças a este movimento, em 1992, O Laçador passou a ser considerado Símbolo Oficial da cidade de Porto Alegre. Inicialmente o laçador teria em suas mãos boleadeiras e não um laço, este, que permanece no monumento atual.

Quero-quero
 Considerado o Sentinela dos Pampas a ave apresenta temperamento forte e territorialista, principalmente quando alguém se aproxima de seu ninho, este feito no solo, em descampados. Quando sente-se ameaçado voa em rasante para intimar o intruso. O forte sentimento de proteção aos seus, se assemelha à relação que o gaúcho possui com a sua família. Se o vir abaixado e , a dica é não se aproximar, ele possui esporões ósseos nas asas e os usa tanto para ataque, mas principalmente para defesa de seu ninho.
Churrasco
Uma das maiores tradições do Rio Grande do Sul, motivo de reunião, seja em volta do fogo de chão ou da churrasqueira de casa mesmo. O gaúcho começa o churrasco logo cedo e tem orgulho de carregar o título de melhor assador! Agora um fato interessante!O maior churrasco do mundo, registrado no Guinnes Book, pasmem! Não é gaúcho, mas é brasileiro! A capital do estado de Goiás, Goiânia, é detentora do recorde de maior churrasco de carne bovina do mundo. Foram servidas 23 mil porções de carne em oito horas 

Chimarrão– Contam os historiadores que sua descoberta está atrelada aos Guaranis das terras do município paranaense de Guaíra – cerca de 3.000 indígenas famosos por sua vitalidade, força, alegria e hospitalidade, graças ao consumo da infusão dessa espécie de chá, com folhas fragmentadas da erva-mate. É o que hoje chamamos de chimarrão, bebida que se espalhou não só pelo Sul do Brasil mas também por outros estados e países vizinhos.

Valorizar a tradição é algo que se faz nos detalhes e todos os dias. Levar um pouco da cultura em cada pacote de Erva mate Santiago é o que muitas vezes aproxima pessoas de suas origens. Seja no RS ou em qualquer lugar do Brasil é um prazer enorme dizer que “eu sou Gaúcho!”

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry