fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Apesar de simples e informal, a roda de chimarrão tem suas regras. Alguns chamam de “mandamentos” que devem ser respeitados por todos.

Por isso, se você é iniciante ou está redescobrindo o costume, observe esses pontos – com uma boa dose de humor:

1. Quem prepara o chimarrão é o primeiro a tomá-lo

Sempre. Tradicionalmente, quem costuma preparar o mate é o dono da casa e, por isso, ele deve ser sempre o primeiro a tomar.

2. Não colocar nada, a não ser água quente e erva

O brasileiro tem um costume bastante comum de abrasileirar as coisas, mesmo que seja a ideia de customizar algo próprio.

As pessoas que colocam açúcar no chimarrão não tem ideia da ofensa que fazem aos mais tradicionais.

3. Não mexa na bomba

O instrumento foi elaborado para filtrar a erva-mate e, se você não for altamente capacitado para desentupir, não coloque as mãos na bomba.

4. Não passe a cuia se suabomba ainda não “roncou”

Isso significa que você deve tomar todo o chimarrão. O “roncar” da bomba quer dizer que ainda tem água na cuia e, por isso, você deve terminar de toma-la.

5. Toda roda tem uma ordem que deve ser respeitada

Não tente furar a fila pra tomar outro chimarrão se ainda não é a tua vez.

6. O chimarrão deve ser tomado antes das refeições

Apesar de ser digestivo, ele deve ser tomado antes das refeições e não depois. É costume no Rio Grande do Sul tomar o mate enquanto se assa uma carne ou faz churrasco. É uma ótima forma de aproveitar o tempo e esperar a carne ficar pronta.

7. É preciso desligar a água antes de ferver

Ao colocar a água fervendo na cuia é muito provável que a erva-mate fique com gosto muito amargo. Uma ótima dica é desligar o fogo um pouco antes de a água levantar fervura, isso ajuda a esfriar mais rápido.

8. Não depende do clima

Não existe tempo propício ou favorável para tomar o chimarrão. Gaúcho que é gaúcho toma mate no frio e em um calor de 35 graus.

9. A bomba é compartilhada sim

E os gaúchos ainda dizem que a água quente mate os microrganismos.

Em uma roda tradicional de chimarrão todo mundo toma na mesma bomba e limpar antes de usar é considerado uma ofensa.

10. Tererê não é chimarrão

As duas bebidas não devem ser confundidas. Primeiro que o tererê é gelado, e servido em uma guampa (chifre), e a erva pode levar hortelã ou limão, enquanto que o chimarrão é servido na cuia e com o mate amargo.

E tu, concorda e cumpre com esses mandamentos? Aqui na ervateira seguimos todas as “regras” do chimarrão, levamos esta tradição muito a sério. Mas com muito humor!

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry