fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os benefícios da erva-mate são muitos, inclusive colaborando para a melhora do desempenho das pessoas que praticam exercícios físicos.

Não existem dúvidas que a prática de exercícios como corridas, caminhadas, pedaladas e ginástica são benéficos para a qualidade de vida e saúde física e mental.

No entanto, poucas pessoas sabem que a erva-mate é uma bebida que auxilia nessa atividade, possibilitando um melhor desempenho físico e colaborando para a perda do indesejável peso acumulado.

Saborear um delicioso chimarrão e saber que essa prática auxilia na manutenção da saúde é ainda mais prazeroso.

Nesse post apresentamos os benefícios da erva-mate para quem pratica exercícios físicos. Continue lendo e saiba mais a respeito!

A erva-mate e a cafeína

A cafeína é um estimulante natural que auxilia as pessoas que praticam esportes e gostam de atividades físicas.

O seu efeito ergogênico é um excelente estimulante principalmente para atividades que exigem um alto desempenho físico, não é a toa que a palavra é utilizada como sinônimo de energia.

A cafeína ativa o metabolismo e usa a gordura corporal para produzir energia.

Ela é encontrada em produtos como:

  • café, 
  • chá, 
  • refrigerantes,
  • erva-mate.

O diferencial é que a cafeína encontrada na erva-mate não possui os efeitos ruins do café, como, por exemplo, a acidez, portanto, não faz mal à saúde.

Nutrientes encontrados na erva-mate

Além da cafeína já apresentada, a erva-mate conta também com nutrientes essenciais para o corpo, que colaboram na complementação alimentar especialmente daqueles que através de exercícios físicos exigem mais do seu organismo.

Uma cuia de chimarrão ou tereré contém vitaminas e minerais como:

  • vitaminas A, B1, B2, B3, B5, C e E,
  • sódio,
  • manganês,
  • zinco,
  • ferro,
  • fósforo,
  • cálcio,
  • potássio,
  • magnésio,
  • selênio.

Você tem todos esses nutrientes de forma natural e indo diretamente para o seu organismo.

Os benefícios da erva-mate na prática de exercícios físicos

Como já mencionado, os benefícios da erva-mate estão na produção de energia através da cafeína, bem como nas vitaminas e minerais que nutrem o corpo.

Todos esses componentes são fundamentais para:

Perda de peso

Para aqueles que fazem exercícios físicos na busca da eliminação de gordura e consequente perda de peso, a erva-mate é uma excelente opção para ser incorporada aos costumes diários.

O chimarrão estimula o circuito mesocorticolímbico, que produz grandes níveis de dopamina, diminuindo a ansiedade e causando uma sensação de saciedade que colabora para o controle da fome.

Portanto, o consumo de erva-mate ajuda na redução do apetite e acelera o metabolismo, o que é excelente para quem deseja perder peso.

Melhora do sistema imunológico

O chimarrão auxilia na defesa contra doenças, fortalecendo o sistema imunológico através das saponinas e possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, benéficas para as práticas esportivas.

Os benefícios da erva-mate colaboram com as pessoas que gostam da prática de exercícios físicos, seja na busca por perda de peso ou na manutenção da saúde física e mental.

Portanto, nada melhor do que sorver o delicioso sabor de um chimarrão bem preparado, para na sequência colocar em prática suas atividades físicas prediletas.

Para garantir todos esses benefícios, saiba como armazenar a erva-mate.

Agora que você já conhece os benefícios da erva-mate, acesse nosso site e conheça as inúmeras opções que a Erva Mate Santiago oferece para todos os gostos!

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry