fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Que é uma delícia e uma excelente escolha para todos os dias todo mundo já sabe. Mas, você sabe quais são os benefícios da erva-mate para sua saúde?

Com o inverno se aproximando, é comum que a temperatura comece a despencar e o clima mude completamente. O sol dá espaço para dias mais cinzas e gelados.

Quem mais sente essa temperatura é nossa imunidade, que muitas vezes não dá conta. Gripes e resfriados começam a aparecer e deixam aquele desconforto, ainda mais no momento de pandemia em que estamos vivendo.

Pouca gente sabe, mas a erva-mate pode ser uma excelente aliada nesse momento, fortalecendo nossa imunidade e garantindo uma saúde melhor.

Por que a erva-mate fortalece a imunidade?

A melhor forma de garantir uma saúde mais forte é manter uma boa rotina com alimentação saudável e exercícios físicos frequentes.

Contudo, existem algumas coisas que podem contribuir com esse fortalecimento.

Os benefícios da erva-mate, utilizada para preparar chimarrão quando em infusão com água quente, e tereré quando em infusão com água fria, já começam no paladar.

Mas não é sobre esse benefício que falaremos hoje.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo hospital Oswaldo Cruz, essa planta é rica em:

  • alcaloides (cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina),
  • taninos (ácidos fólico e cafeico),
  • vitaminas (A, B1, B2, C e E),
  • sais minerais (alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio),
  • proteínas (aminoácidos essenciais),
  • glicídeos (frutose, glucose, rafinose e sacarose),
  • lipídeos (óleos essenciais e substâncias ceráceas),
  • entre outros.

Essas substâncias atuam ativamente no fortalecimento do nosso sistema imunológico.

Quais são os outros benefícios da erva-mate?

E não para por aí! Além das benesses para fortalecer a imunidade, a erva-mate age como aliada em diversos outros pontos.

Ajuda a regular o colesterol

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um dos benefícios da planta é auxiliar na diminuição do colesterol ruim (LDL).

A pesquisa foi realizada com 250 voluntários com diabetes e colesterol alto durante o período de três anos e o resultado foi uma queda de 10% a 12% no colesterol ruim.

Os voluntários tomavam um litro do chá por dia dividido em três porções antes, durante ou após as principais refeições.

É rica em antioxidantes

A erva-mate é riquíssima em antioxidantes. Estes, por sua vez, servem para proteger as nossas células sadias da ação oxidante dos radicais livres.

Os antioxidantes são benéficos em diversos aspectos, mas podemos enfatizar o combate ao envelhecimento da célula, prevenção de doenças degenerativas e no auxílio com o sistema cardiovascular.

Contribui para a digestão

Além de uma excelente escolha para ser consumida após as refeições, um dos benefícios da erva-mate mais apreciados é o auxílio com a digestão.

Ela contribui com a liberação de sucos digestivos, como a bile, facilitando a digestão. Auxilia também na liberação das toxinas, graças à sua ação diurética.

Como se não bastassem todos esses pontos positivos, ela ainda possui propriedades laxativas que atuam contra a constipação intestinal.

Dá energia

A erva-mate contém cafeína, que ajuda a proporcionar mais energia ao longo do dia, seja para estudar, trabalhar ou praticar exercícios físicos.

Embora em quantidade menor que o café, ela contém mais cafeína que diversos chás, como o chá preto, ajudando na concentração e regeneração das células e músculos.
Gostou de saber mais sobre os benefícios da erva-mate? Então aproveite para garantir agora mesmo sua Erva-Mate Santiago!

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry