fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma planta que há muito tempo têm grande presença na nossa cultura gaúcha. Descoberta pelos índios guaranis, hoje ela tem circulação por todo o Brasil – sendo o Paraná seu maior produtor e o Rio Grande do Sul o maior consumidor.

Consumida na forma de chimarrão, tererê e chá mate, essa bebida possui diversos benefícios e é constituída de diferentes componentes, como: flavonoides, alcalídes, vitaminas e minerais. Além disso, a erva-mate é composta de estimulantes químicos naturais, incluindo cafeína, teobromina (também presente no chocolate) e teofilina.

Erva-mate como estimulante natural

Tem sido dito que a cafeína, a teobromina e a teofilina têm um efeito relaxante no tecido muscular liso. A erva-mate é, portanto, um vasodilatador, fazendo com que os vasos sanguíneos se dilatem, permitindo que o sangue flua mais livremente. No que diz respeito à teobromina, é menos intensa que a cafeína e mais suave no sistema nervoso humano.
Os mesmos três produtos químicos têm um efeito estimulante no tecido do miocárdio. Por essa razão, a medicina tradicional há muito tempo utiliza a erva-mate como fortalecedora do coração. Muitos entusiastas do esporte, como o triatleta Ironman Brendan Brazier, autor de The Thrive Diet, recomendam a erva-mate como fonte de energia.
Rica fonte de clorofila, antioxidantes, minerais e é até mesmo um auxiliar digestivo poderoso, a erva ainda contém naturalmente 24 vitaminas e minerais, além de 15 aminoácidos. Em 1964, o Instituto Pasteur e a Sociedade Científica de Paris concluíram que “é difícil encontrar uma planta em qualquer área do mundo igual ao mate em valor nutricional” e que continha “praticamente todas as vitaminas necessárias para sustentar a vida”.

Na Europa é utilizada para controlar o peso

A erva-mate é, atualmente, consumida diariamente por milhões de sul-americanos. Na Europa, é usada para controlar o peso e ajudar a suprimir o apetite. Um estudo feito em 1999, na Suíça, descobriu que a erva tem um efeito termogênico – o que significa um aumento na quantidade de gordura corporal queimada como energia. 

Ótima notícia para os apaixonados por mate, não é? Aproveite muito o seu chimarrão! 🙂

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry