fbpx
Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O sol ainda não nasceu lá fora, mas, muitas pessoas, todos os dias, já começam a preparar o seu chimarrão. Depois do preparo, elas se sentam, conversam e aproveitam para ver o dia amanhecer. É como se o mate, logo cedo, fosse um combustível para o dia.

Os antioxidantes

E elas não estão erradas. O chimarrão é conhecido pelos seus diversos benefícios. A erva-mate tem diversas vitaminas importantes para nosso organismo, como B1, B2, C, E e D, além de sais minerais como ferro, fósforo, potássio e manganês. Ou seja, é quase um alimento completo na forma de bebida.

Além disso, ela tem compostos antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento celular e também possui ação vasodilatadora e hipolipemiante. Ou seja, ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e vasculares.

A cafeína

A preocupação de alguns, no entanto, está no fato de o chimarrão possuir alta concentração de cafeína e, ao consumí-lo pela manhã, em jejum, faria mal. Que a erva possui bastante cafeína, uma quantidade de 100ml de chimarrão pode ter entre 29 e 90 miligramas, é verdade.

Porém, não existe nenhuma prova de que o consumo do chimarrão em jejum faz mal. A explicação é a de que o chimarrão também possui e libera um princípio ativo chamado “tanino”, que “freia” o efeito da cafeína. Ou seja, ele não libera tanta cafeína no seu organismo tão rapidamente quanto o café, e não causa os mesmos efeitos.

What's your reaction?
0Smile0Lol0Wow0Love0Sad0Angry